top of page

Como usar o FGTS para comprar um imóvel?

lemannimoveis

Aqui você vai entender tudo que precisa para usar seu FGTS na compra do seu imóvel.


Você está pensando em usar o FGTS para comprar um imóvel? Veja o que você precisa fazer para utilizar o benefício na compra do seu novo imóvel.



Como sacar o FGTS para comprar um imóvel?


A princípio, para sacar o FGTS na compra de um imóvel, você deve informar ao banco que pediu o financiamento para incluir o uso do saldo do Fundo de Garantia na operação. Então, se o financiamento for aprovado, na hora do pagamento do imóvel, o próprio banco será responsável por sacar o valor do FGTS e repassar ao vendedor da propriedade.

Quanto tempo leva para sacar o FGTS na compra do imóvel?


De modo geral, se você solicitar o saque do saldo do seu FGTS na compra da sua casa própria, normalmente, o prazo médio para liberação é de 30 a 40 dias. Logo, o banco em que você está fazendo o financiamento vai depositar o valor total do FGTS diretamente na conta do vendedor do imóvel. Ou seja, isso quer dizer que você não terá acesso a quantia em mãos, porque é uma operação feita entre o banco que está financiando sua casa própria e o vendedor da propriedade.






Quais são os documentos para sacar o FGTS para comprar um imóvel?


De início, a lista de documentos para sacar o FGTS na compra de um imóvel é essencial para a liberação do saldo. A seguir, confira a documentação necessária:

  • Carteira de trabalho – para comprovar o tempo de serviço sob o regime do FGTS;

  • Comprovante de residência atual;

  • Extrato da conta vinculado ao Fundo de Garantia;

  • Certidão de casamento ou de nascimento;

  • Carteira de identidade (RG);

  • CPF;

  • IPTU da casa ou do apartamento que será comprado.

Contudo, se você for um trabalhador autônomo e tem saldo do FGTS, também é possível usá-lo para financiar sua casa própria. Para isso, depois de separar toda a documentação acima, é preciso providenciar uma declaração junto à empresa que você trabalhou no regime CLT ou do sindicato em questão. Por fim, tire uma cópia de todos os documentos citados e organize junto aos documentos do financiamento.



Quais os tipos de financiamento que posso usar para sacar o FGTS na compra do imóvel?


Inicialmente, o interessado podia usar o saldo do FGTS apenas no financiamento de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Em outras palavras, o SFH usa os recursos da poupança e do próprio FGTS para facilitar o financiamento da casa própria ou a construção de casas. Além do mais, esse tipo de modalidade financia imóveis de até R$ 1,5 milhão com juros limitados até 12% ao ano.

Aliás, o SFH é direcionado para pessoas de baixa renda e usado no programa habitacional Casa Verde e Amarela. Isso quer dizer que se você quiser financiar sua casa própria através do Casa Verde e Amarela, é possível utilizar o saldo do FGTS na compra do imóvel. Nesse sentido, vale lembrar também que você pode aproveitar os demais benefícios do programa, como o subsídio habitacional e as menores taxas de juros do mercado.

Contudo, até agosto de 2021, não era permitido usar o FGTS no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Porém, o Conselho Curador do FGTS autorizou o uso do recurso no financiamento. Mas para isso, é necessário seguir as seguintes regras:

  • Os recursos do FGTS só podem ser utilizados se for a compra do primeiro imóvel;

  • O valor do imóvel não pode ultrapassar R$ 1,5 milhão;

  • A conta do FGTS do trabalhador deve ter mais de três anos.


Conheça algumas opções que você pode utilizar o FGTS no Brooklin São Paulo






Conheça algumas opções que você pode utilizar o FGTS no Vila Mariana São Paulo







 
 
 

Commenti


bottom of page